sábado, 27 de setembro de 2014

Violino – A Evolução da Arte


Musica é a primeira de todas as artes, impossível designa - la apenas com um adjetivo, de tamanha consistência é capaz de atingir todas as castas da sociedade; certamente a preferida e mais conhecida de todas as artes, é ela a responsável por trazer a tona os mais ocultos sentimentos; sejam por meio de sorrisos, de lagrimas, de manifestações corporais de prazer e satisfação.

E não há quem não se esmoreça ao som característico e aconchegante de suas cordas friccionadas, que transmite paz, harmonia e sossego. São noivas ao pé do altar, debutantes em metamorfose de menina à mulher, que derramam suas lagrimas de amor e emoção ao cântico soprano de um violino.

Se anjos dormem, o seu despertar se faz ao som de um “Stradivarius”, visto que o mais próximo que podemos chegar do imaginário celeste que permeia sobre nosso consciente coletivo; ao cenário olímpico proveniente dos Deuses em que habitam anjos e ninfas.

Um instrumento que transpõe a modesta utilidade de o ser, e aguça a fantasia e o sabor de tudo que é sereno e vivo; seus sons em breves tremores entram não só pelos ouvidos, mas também pelos poros, tomando conta de todo o ser, seguem diretos para os desvarios em uma fusão de fleuma e tumulto, como se todo o resto não importasse, ou ate mesmo não existisse.

Aos privilegiados ouvidos e olhos que não só viram e ouviram, mas que já sentiram e vivenciaram; “Bach” nas mãos de “Pinchas Zukerman”; Vivaldi nas mãos de “Itzhak Perlman” possuem a alma branda e sossegada em virtude da presença do belo e da arte em suas vidas, se sentem extasiados e convictos de que suas missões já foram cumpridas.

O violino com seu tom soprano e inebriante é a evolução da arte sobre a arte, que encanta e enlouquece, e trilha sobre o jubilo o suspense, a trama e enaltece a paixão que faz bem aos olhos, aos ouvidos e ao coração.

P.S.

Stradivarius: Instrumentos musicais de alto valor agregado.
Bach: Compositor, maestro e violinista alemão – Séc. XVIII.
Pinchas Zukerman: Violinista e Maestro Israelense.
Vivaldi: Antonio Lucio Vivaldi; compositor italiano - séc. XVII
Itzhak Perlman: Violinista e Maestro Israelense.


Escrito Por: Clayton Soares 


Um comentário:

  1. A musica encanta,eleva,envolve o ser profundamente,levando a alma a se confundir com o eter

    ResponderExcluir