segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

O Violino Vermelho - Filme


O The Red Mendelssohn é um Stradivarius cuja fama se espalhou pelo mundo, devido ao seu alto valor de aquisição visto que foi arrematado, por U$ 1.700,000,00 milhões de dólares em um leilão em Londres; ele possui uma mancha vermelha da qual não se sabe como, quando e porque, e serviu de inspiração para o filme: O Violino Vermelho de François Girard; produzido em 1998 e lançado somente em vídeo no Brasil.

A Trama


Se desenvolve por entre 300 anos, desde Cremona na Itália do seculo XVII, passando por Viena, Oxford, Xangai ate os dias atuais em Montreal no Canadá, e possui uma dose considerável de magia e mistério, em que o encanto beira a loucura, com elementos do Tarôt; a presença de ciganos nômades e o “feitiço” lançado por seu artesão construtor Nicolo Bussoti.

O filme todo tem como fundo o romantismo e a hipnose causada pelo violino, que por ser um instrumento perfeito, desperta naqueles que o presenciam o desejo de tê-lo, não obstante as consequências e periculosidades, o que fica bem nítido ao final, em Montreal, quando o mesmo é leiloado e cada representante dos que tiveram o violino em mãos desejam a todo custo arremata-lo e o surpreendente acontece.

O roteiro é fictício, mas não perde o brilho em função disso, ao contrario, traz a tona, os maiores devaneios que giram em torno de um só protagonista, que neste caso não são pessoas, nem animais, e sim um objeto que se torna o ponto comum entre todas as personagens. A estima que este obtêm com o passar dos anos é algo extraordinário e surpreendente e explica os atos de euforia, raiva e paixão provenientes de sua presença e pose.

O filme passa por diversos países e no total é falado em cinco idiomas, rico em lirismo e possuidor de uma fotografia belíssima, ainda foi o vencedor do Oscar de melhor trilha sonora, o ponto alto do filme, que tem como interprete e figurante o solista Joshua Bell.

Escrito Por: Clayton Soares 

Nenhum comentário:

Postar um comentário